PARTIDA DIRETA
A primeira e mais básica manobra apresentada é a partida direta. Esta
destina-se simplesmente ao acionamento e interrupção do funcionamento de um
motor de indução trifásico, em um determinado sentido de rotação. A seqüência de
ligação dos elementos é mostrada na figura a seguir, onde pode-se notar a
presença dos circuitos de potência e comando. A partida direta funciona da
seguinte forma: ao pressionar a botoeira S1 permite-se a passagem de corrente
pela bobina do contator K1, ligando o motor.
Para que o mesmo não desligue, acrescentou-se um contato NA de K1 em paralelo
com S1. Este contato é denominado de selo, sendo muito utilizado em manobras e
portanto é de fundamental importância. A botoeira S0 serve para o desligamento o
do motor.A lâmpada H1 corresponde a cor verde e portanto deve ser ligada somente
quando o motor estiver funcionando, por isso para seu acionamento utiliza-se um
contato NA do contator K1. A lâmpada H2 tem cor amarela, indicando espera, ou
seja, a alimentação de energia está habilitada e o motor está pronto para ser
ligado. Utiliza-se um contato NF de K1 antes da mesma pois, ao acionar o motor,
esta lâmpada deve desligar.
Finalmente, liga-se a lâmpada vermelha H3 no contato NA do relé térmico F1,
para indicar a atuação do mesmo. É importante notar que as sinaleiras H1 e H2
foram ligadas após o contato NF (96) do relé F1, isso porque ao atuar a
sobrecarga, ambas sinaleiras devem desligar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário